06 July 2010

IX - SEMANA DO MEIO AMBIENTE
05 de junho - Dia Mundial do Meio Ambiente



As ações comemorativas à 9ª Semana do Meio Ambiente – 2010 tiveram inicio no dia 31 de maio com a abertura do Curso Capacitação e Formação de Brigada de Prevenção e Combate à Incêndios Florestais realizada no Sitio Escola. O curso foi realizado em parceria entre a Prefeitura de Jateí e o PREVFOGO/IBAMA e teve como meta selecionar 15 brigadistas para preencher as vagas brigadista chefe de brigada, brigadistas chefe de esquadrão e brigadistas, com contrato temporário.
Curso O Curso Aconteceu de 31 de maio à 04 de junho e foi ministrado pelo Coordenador Estadual do Prevfogo Sr. Marcio Yule e o Major do Corpo de Bombeiros Sr. Francimar Vieira da Costa. Os participantes tiveram noções teóricas e praticas de combate à incêndios, manutenção e manuseio de ferramentas e equipamentos de combate como: abafadores, uso da bomba costal, pinga fogo, etc. Durante sua realização a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA inseriu na grade de atividades do Curso, ações práticas como o plantio de 1.200 mudas de espécies nativas, visitas à voçorocas e reserva legal, com palestras in loco coordenadas pelo Geógrafo da SEMMA Sr. Odair Ferreira Marim, além de palestras sobre as Unidades de Conservação: Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – PEVRI e Área de Proteção Ambiental – APA Federal das Várzeas do Rio Paraná, ministradas pelo Secretario Municipal de Meio Ambiente Sr. Gerson Pereira Dias.
No dia 11 de junho - finalizando as atividades em comemoração à 9ª Semana do Meio Ambiente, foram realizadas palestras para os alunos da Escola Joaquim Soares Viana, do Distrito de Nova Esperança, onde foram abordados os seguintes temas: Lixo – Caracterização do Problema, geração de resíduos no Brasil e as formas de Destinação Final; e Palestra sobre Código Florestal. Ao todo, cerca de 150 alunos participaram das palestras.