05 October 2010


Projeto Sala Verde de Jateí/MS comemora Dia da Arvore
Em comemoração ao dia da arvore uma das principais datas do calendário ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMMA, através do Projeto Sala Verde, desenvolveu uma programação especial realizada com os alunos participantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI. No dia 20, cerca de 70 alunos da Sede do Município e Distrito de Nova Esperança visitaram a sede do Projeto Sala Verde no Sitio Escola onde participaram inicialmente de uma palestra sobre a importância da prevenção de incêndios florestais com demonstração de fotos e vídeos de combate ao fogo. Em seguida foram conduzidos à trilha ecológica do Sitio Escola e no decorrer do percurso receberam varias informações sobre como as arvores são essenciais para a sobrevivência tanto dos seres humanos e dos animais em geral. No dia 22 no período matutino, 60 alunos do PETI participaram ao lado do Prefeito Dr. Arilson Nascimento Targino e do Secretario Municipal de Meio Ambiente Sr. Gerson Pereira Dias do plantio de arvores no recém formado Conjunto Habitacional 11 de novembro, onde se observa a ausência total de arvores. A arborização de toda a cidade é um dos objetivos da administração municipal, pois a médio e longo prazo essas arvores vão propiciar melhor qualidade de vida dos moradores por todos os benefícios que sua presença pode proporcionar. Disse o Prefeito. O Secretario Sr. Gerson Dias aproveitou para agradecer a colaboração de todos, principalmente do Prefeito, professores do Programa e dos integrantes da Brigada de Combate à Incêndios – PrevFogo que ajudaram nesta ação do dia da arvore


Reforma e Ampliação do Viveiro de Mudas de Jateí

O viveiro de mudas nativas e ornamentais do município de Jateí passou por reforma e ampliação estrutural. Implantado no ano de 2002, o viveiro atende aos projetos de recuperação de áreas degradadas realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA atendendo a diversos pequenos produtores do município. Após 8 anos de uso e exposição às intempéries do tempo e tendo neste período um aumento de demanda por produção de mudas, o viveiro necessitava de melhorias em todas as fases do manejo, como por exemplo: bancadas para suporte de mudas, reforma da cobertura do berçário com sombreamento (sombrite), ampliação e impermeabilização da área de rustificação e reforma geral de todo o sistema de irrigação, disse o Secretario de Meio Ambiente Sr. Gerson Dias. Tudo isso só foi possível graças ao projeto elaborado em parceria entre a Prefeitura de Jateí / SEMMA com o Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento – IMAD, que o enviou à Petrobras solicitando tais recursos, conseguindo-os através do Programa Petrobras Ambiental. Completou o Secretário. A reforma e ampliação do viveiro municipal faz parte de um projeto mais ambicioso que inclui Jateí entre 7 municípios que compões o Território da Grande Dourados e receberão o Projeto Águas e Matas da Bacia do Ivinhema – AMBI, que consiste na gestão socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Ivinhema, envolvendo estudos ecológicos e socioeconômicos, ações de recuperação de matas ciliares associadas ao estabelecimento de Corredores Ecológicos.
JATEÍ REALIZA SEMINÁRIO
Foi realizado no último dia 27 de Agosto o 1º Seminário Municipal do Projeto “Águas e matas da bacia do Ivinhema –AMBI, idealizado para desenvolver atividades e ações de conservação e proteção dos recursos naturais em sete municípios.
Este 1º seminário que aconteceu nas dependências do Centro Social fezendo parte de ações integradas, relacionadas à gestão socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Ivinhema, que envolvem estudos ecológicos e socioeconômicos, ações de recuperação de matas ciliares associadas ao estabelecimento de Corredores Ecológicos. O Corredor Ecológico é uma solução interessante para proteger a biodiversidade animal e vegetal, criando áreas de mata nativa (corredores de vegetação) conectando capões, ou remanescentes de mata isolados, entre si, assim permitindo o livre trânsito e troca de animais e sementes e reforçando a base genética das espécies envolvidas.
O Secretário de Meio Ambiente Gerson Pereira explicou que esta foi uma sensibilização para os produtores rurais, professores e lideranças comunitárias, que são agentes de multiplicação do conhecimento, para a importância dos recursos naturais, principalmente a água.
A princípio os professores João Meanutti e Felipe Santiago da UEMS apresentaram um projeto de capacitação de educadores para o município de Jateí, que visa na formação continuada, sendo um curso de 40 horas, que potencializará como espaço educativo o Sítio Escola e o PROJETO SALA VERDE. Sendo este com aulas práticas pedagógicas envolvendo cursos e oficinas, discutindo recursos didáticos, valorizando leitura, escrita e linguagem, na qual poderá ser transmitidas para os respectivos alunos.
Na sequência o projeto AMBI foi apresentado pelos professores Vito Comar e José Daniel distribuindo aos participantes uma cartilha gratuita com as informações básicas sobre os trabalhos pesquisados e desenvolvidos. “Nossa intenção é fazer com que a comunidade se interessa nas ações de preservação da universidade através do projeto, que tem medidas que irão garantir a sustentabilidade da mata ciliar”garante Vito.