05 October 2010

JATEÍ REALIZA SEMINÁRIO
Foi realizado no último dia 27 de Agosto o 1º Seminário Municipal do Projeto “Águas e matas da bacia do Ivinhema –AMBI, idealizado para desenvolver atividades e ações de conservação e proteção dos recursos naturais em sete municípios.
Este 1º seminário que aconteceu nas dependências do Centro Social fezendo parte de ações integradas, relacionadas à gestão socioambiental da bacia hidrográfica do Rio Ivinhema, que envolvem estudos ecológicos e socioeconômicos, ações de recuperação de matas ciliares associadas ao estabelecimento de Corredores Ecológicos. O Corredor Ecológico é uma solução interessante para proteger a biodiversidade animal e vegetal, criando áreas de mata nativa (corredores de vegetação) conectando capões, ou remanescentes de mata isolados, entre si, assim permitindo o livre trânsito e troca de animais e sementes e reforçando a base genética das espécies envolvidas.
O Secretário de Meio Ambiente Gerson Pereira explicou que esta foi uma sensibilização para os produtores rurais, professores e lideranças comunitárias, que são agentes de multiplicação do conhecimento, para a importância dos recursos naturais, principalmente a água.
A princípio os professores João Meanutti e Felipe Santiago da UEMS apresentaram um projeto de capacitação de educadores para o município de Jateí, que visa na formação continuada, sendo um curso de 40 horas, que potencializará como espaço educativo o Sítio Escola e o PROJETO SALA VERDE. Sendo este com aulas práticas pedagógicas envolvendo cursos e oficinas, discutindo recursos didáticos, valorizando leitura, escrita e linguagem, na qual poderá ser transmitidas para os respectivos alunos.
Na sequência o projeto AMBI foi apresentado pelos professores Vito Comar e José Daniel distribuindo aos participantes uma cartilha gratuita com as informações básicas sobre os trabalhos pesquisados e desenvolvidos. “Nossa intenção é fazer com que a comunidade se interessa nas ações de preservação da universidade através do projeto, que tem medidas que irão garantir a sustentabilidade da mata ciliar”garante Vito.

No comments: